Fênomeno dos anos 60 o Boneco MUG esteve presente na juventude de muitas pessoas, e passou pelas mãos de diversos artistas como Chico Buarque e Wilson Simonal. O MUG da sorte foi tema de carnaval, charges de jornal, capa de LP, fantasia e muito mais. Neste blog você poderá conhecer um pouco mais da história deste Mugnifíco boneco através de arquivos guardados por João Evangelista Leão, um dos criadores do boneco, postados aqui por seu filho João Leão Filho.
Na matéria da Vejinha SP da semana passada, o texto dizia que uma das "peripécias" atribuídas ao boneco MUG estaria um texto de contracapa no LP "Vou deixar cair" de Wilson Simonal.
Aqui neste post eu mostro pra vocês na íntegra este texto contando como os dois se conheceram e a adoração do MUG pelo trabalho de Simonal. Aí começava uma grande parceria.
Como puderam ler no texto, a idéia de tornar o MUG conhecido foi concebida em Paris.
Meu pai também estava lá e tenho fotos que comprovam... Abaixo seguem duas fotos deste momento. A primeira mostra meu pai, Elizete Cardoso e Simonal nas ruas de Paris. Na segunda, além destes três, também está o Zimbo Trio que também teve muita sorte de conhecer o MUG nesta época.
Muitas pessoas tem me perguntado como e onde comprar o MUG. Atualmente você encontra o boneco somente nas mãos daqueles que guardaram um por todo esse tempo.
Pensando nessas pessoas resolvi lançar aqui esta campanha para ver se o MUG volta para a felicidade dos fãs deste lindo bonequinho da sorte.
O Boneco Mug, assim como este blog, saíram hoje na seção "Memória Paulistana" na revista Vejinha SP.
Na matéria é citado o boneco da sorte devido sua aparição no documentário "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei" cujo video promocional está alguns posts abaixo.
Horácio Berlinck, amigo pessoal, e um dos principais criadores do boneco também é citado, e prometo desde já uma entrevista sua com histórias dos bastidores do Mug aqui neste blog.
Estamos muito contentes com essa matéria, mais uma ferramenta para divugar e assim dividir com outras pessoas todo esse arquivo que meu pai deixou.
E como disse na entrevista para a revista, ainda tenho um boneco original, mas não vendo por dinheiro nenhum... Mas fotos, histórias e lembranças sempre serão compartilhadas por aqui.
Se você já teve um MUG, ainda tem ou lembra de histórias bacanas desse boneco da sorte, divida isso conosco e com nossos leitores.
Claudete Soares é outra artista que teve sua sorte mudada depois de ganhar seu MUG. Logo depois de receber este presente, passou a apresentar, com muito sucesso, o programa "O Fino da Bossa" substituindo Elis Regina.
Mug também deu muita sorte para Hebe Camargo. Quando iniciava um carreira como cantora , Hebe ensaiava suas músicas com o MUG em cima do piano. Sua carreira como cantora não decolou, em compensação se tornou uma das principais apresentadoras de televisão do nosso país. Dizem por aí que foi graças ao MUG.